quinta-feira, 1 de maio de 2008

1 de Maio e 25 de Abril em Chaves

Lembrem-se Como Foi

Chaves 1974
Festa do 1 de Maio e 25 de Abril

Nos dias seguintes ao 25 de Abril de 1974, todos eram “Democratas”. Era bonito vê-los a aderir ao “MDP-CDE”, a aparecerem nas secções de esclarecimento que se realizavam nos “Canários”, nos comícios, comemorações e manifestações.

Alguns “oportunistas” começaram logo a posicionar-se a candidatos a cargos políticos e a futuras benesses tentando destacar-se.
Era gracioso vê-los a passear pelos cafés, pavoneando-se com os jornais “O Diário” e “Avante” debaixo do braço.

Estes Jornais chegavam a esgotar-se em Chaves.

Depois veio o 11 de Março, o 28 de Setembro, o Verão Quente de 1975 a Rede bombista de direita, os assaltos a sedes do PCP, o 25 de Novembro e o Assassinato do Padre “Max”, na região de Vila Real a 02 de Abril de 1976 pelo grupo fascista e terrorista do MDLP, que tinha um comando operacional em Chaves.
Foi a debandada geral, desses Democratas Oportunistas, para outros partidos mais a direita (PPD – CDS) e organizações Terroristas (ELP/MDLP).

Alguns que até eram dirigentes do MDP-CDE, apressaram-se a dizer que foram enganados. Que não sabiam que o MDP-CDE era de tendência Comunista.

Tresandando a medo, apressaram-se a fazer a meã culpa. Hoje ocupam cargos políticos, funções em associações comerciais, culturais, sindicatos, órgãos de comunicação social e assessoria de imprensa.
*
Um dia… contarei a «História» desses dias e de alguns desses “Democratas”.

1 comentário:

A. A. Barroso disse...

Este post é deprimente para um barrosão como eu que passou a vida a propagandear a verticalidade dos meus conterrâneos. "Gente de antes partir que torcer" segundo me dizia o meu avô "Tabuadela". Pelos vistos não será bem assim... E porque deveriam os transmontanos ser diferentes dos outros? Presunções!
A.Barroso