domingo, 20 de janeiro de 2008

O 1º FLAVIENSE

Tito Flávio Vespasiano
[Titvs Flavivs Vespasianvs]

Nasceu em Falacrinae, próximo à Sabine Reate, actual Rieti em 17 de Novembro do ano 9 d.C. Imperador romano (69 d.C. a 79 d.C.) governou com o nome de. Caesar Vespasianus Augustus.

Foi o fundador da dinastia Flávia, e através de uma enérgica política pôs fim às guerras civis que assolaram Roma após a morte de Nero promovendo a unidade interna do império.

Devido à sua origem humilde e simplicidade, tornou-se muito popular e, em função deste prestígio, o Senado delegou-lhe poderes excepcionais.

Promoveu a estabilidade política e revitalizou a economia imperial por meio de rigorosa reforma tributária, desenvolveu um vasto programa de obras públicas como a restauração do Capitólio e o início (75 d.C.) da construção do Coliseu de Roma.

Realizou também reformas militares e concedeu cidadania romana e direitos a várias províncias, com proveito para o tesouro imperial.

No ano 74 d.C., Vespasiano concedeu a “Latium Minus” (ius latii) a toda a Hispânia. Era uma concessão da magnanimidade imperial que atribuía aos magistrados das cidades desse território, a honra da cidadania romana.

Por honraria, Vespasiano atribuiu igualmente o título da família reinante – Flavia, a progressiva civitatis de Aquas, promovendo-a ao autorizado título de Aquae Flaviae.

Deu origem ao nome do Município de «Aquae Flaviae» e ao nome dos seus habitantes «Aquiflavienses».

Flaviense – do Lat. Flaviense – adj. 2 gén. m+f (top Aquis Flaviis+ense).

O título de “Flavia” o terá merecido apenas aquelas populações que usufruíam já de um valor urbano e socio-económico superior, próprio do “populus” ou “civitas”.

O império foi ampliado e as fronteiras fortalecidas e proclamou cônsules e herdeiros seus filhos Tito e Domiciano, que reinariam um após o outro, criando a sucessão hereditária.

Em 24 de Junho de 79, com a idade de 78 anos morre sossegadamente, de morte natural, em Aquae Cutiliae, nas proximidades de Sabine, sua terra natal, um ano antes do término de sua grande obra de engenharia, o Coliseu.

Com o seu espírito irónico, antes de morrer disse: “Pronto, creio que me estou convertendo em deus!” depois insistiu que o ajudassem a levantar e continuou: “Um imperador deve morrer em pé!” e morreu.

IMP CAESAR VESPASIANVS AVG

Busto de Vespasiano laureado, para a direita.

Sem comentários: